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quarta-feira, 13 de junho de 2012

Mini Moto Brasil

CLUBE MINIMOTO BRASIL

O Clube Minimoto Brasil foi criado em 2006, pelos pilotos Marco Coelho e Leandro Rolim, que iniciaram no Brasil andando em praças e ruas da Cidade que permitiam a pratica do esporte. A legislação Brasileira não permite a utilização da Minimotos em ruas ou avenidas, sendo passiveis de apreensão pelas autoridades da lei.

Não é necessário qualquer tipo de filiação ou pagamento de taxa para fazer parte do Clube,nem mesmo ter sua Minimoto, basta gostar do assunto. Atualmente o Clube é formado de aproximadamente 21 pilotos, e que vem crescendo a cada dia, através do conhecimento pela mídia e a divulgação direta nas pistas e meios decomunicações coletivas. Atualmente possuem um fórum na Internet http://www.minimotobrasil.com que divulga todos os tipos de informações e organiza eventos e encontros.

Não tem limite de idade, somente de peso, as pequenas conseguem aguentar de 70Kg, os modelos mais simples, e até 120kg os mais modernos e reforçados. Os modelos podem ser replicas Chinesas ou originais de fabricação principalmente Italiana. Os custos podem mudar em função dos modelos e potências das Minis, bem como os acessórios e upgrades que podem ser feitos. Os modelos novos mais simples chegam a custar aproximadamente R$1000,00 e os modelos originais já preparados com características de competição (Racing), começam de R$4.000,00 e podem chegar até R$13.000,00.

A Minimoto para utilização em lazer e ou competição possuem as mesmas características de ciclística (quadro) e o que diferem de um modelo Standard para um Racing são seus acessórios a começar pelos motores.

Os motores são de funcionamento de 2 tempos, de alta compressão chegando a 12:1, podem ser de 39 a 50cc, atingindo uma rotação de até 16000 rpm, refrigerados a água, com bombas de água internas ou externas ao Carter do motor e podem varia de 7Hp até 22Hp, pesando de 35Kg até os míseros 19kg.
Replica B1 Chinesa ‐ Garelli ‐ Modelo GA10A ‐ 7Hp
Os componentes que podem variar ainda mais são, disco de freio nas duas rodas, freios mecânicos ou hidráulicos, pneus com medidas e características diferentes do Duro até o Mole, escapamentos dimensionados, carburadores preparados com medidas diferentes, Quadros, Bengalas, Balanças e Suportes de ferro, alumínio ou fibra de carbono, rodas e radiador de ferro ou alumínio, e ainda amortecedor de guidão para poder domar a pequena.



Alguns desses itens ainda podem sofrer ajustes e regulagem para poder deixar as Minimotos ainda mais agressivas ou não, é o caso do amortecedor de guidão que em alguns modelos é indispensável, podendo ter em alguns modelos até 25 regulagens. A velocidade final das Minimotos podem varias de 40km/h a até impressionantes 126km/h e isso em apenas alguns segundos, mas tudo isso depende do tipo de relação que é colocado na moto, podendo varias de pinhos de 6 até 8 dentes e coroas de 51 até 72 dentes. Uma relação intermediária ajuda a ter uma melhor performance em pistas mistas com altas e baixas velocidades.


Todo esporte tem seus riscos, e este não é diferentes, portanto todos os equipamentos de proteção e segurança são obrigatórios para que a diversão não se torne um problema. O indispensável é o capacete, seguindo de protetores de joelho, cotovelos, luvas, tênis ou botas. Para se ter uma melhor proteção sugerimos a utilização de macacões de couro ou os próprios para as minis, fabricados com características deferentes para que o piloto possa se sentir protegido e confortável, pois a posição do piloto não é igual a nada parecido com as motos grandes, exigindo uma maior elasticidade de joelhos, quadril e tornozelos.


O funcionamento é simples, um motor a combustão 2 tempos (Pistão, Vela, Cilindro,Biela, Virabrequim, Rolamentos, Anel, Carburador, Bobina, Magneto, Lamelas de admissão, Carter, Escapamento), com partida por acionador manual, como as motosserras ou os cortadores de grama a gasolina, e um sistema de tração, sem marchas, (Embreagem Centrífuga de duas ou três massas, Campana e Carter de Campana, Pinhão, Corrente e Corroa), sendo direcionado diretamente a roda traseira a força do motor (rodinhas de 6,5" de diâmetro e pneus de 110/50 traseiro e 90/50 dianteiro). Com a rotação da centrífuga ela se abre entre aproximadamente 8 ou 9 mil rpm, raspando na campana onde exerce força que é direcionada a roda traseira, gerando o movimento.
Tudo isso é fixado a uma quadro, que ainda recebe o radiador de refrigeração, bomba deágua (fluido), escapamento, tanque de combustível que pode variar de 700ml à 1,5 litros,dando uma autonomia de aproximadamente 40Km e por final a Motinho ainda recebe uma carenagem a onde acomoda o piloto.

O combustível utilizado é sempre de alta octanagem (Podium), sendo vendido facilmente emalguns postos e recebe uma parte de óleo para motores 2T diretamente misturado a ele, com proporções que podem varias de 1/40, 1/50, 1/30, etc.. O imortante é sempre utilizar gasolia
e óleo de boa qualidade. Outro atrativo das minis, é poder facilmente personalizá-las, deixando com a sua cara, seu estilo ou reproduzindo algumas das mais famosas marcas de motos grandes do mercado,com um custo muito baixo e podendo ser mais um hobby.

O esporte é praticado em Kartódromos ou em pistas próprias para as Minis que no Brasil ainda não existem, mas encontramos boas instalações com toda infra-estrutura para receber as Motinhos como elas devem ser recebidas. Uma das melhores pistas na atualizada é o Kartódromo Internacional San Marino - próximo a cidade de Paulínia no distrito de Betel a aproximadamente 120km de São Paulo, onde oferece toda a infra-estrutura para pilotos e convidados, adultos e crianças, homens ou mulheres.


O aluguel da pista é feito por piloto, no valor de R$90,00, como para os proprietários de Kart´s, e são realizadas entradas de 10 a 15 minutos, entre as baterias dos Kart´s; parece pouco mais o desgaste físico e o cansaço é maior do que em 30 minutos de Kart. Existem diversos Kartódromos que também já abriram suas portas para as Minimotos, outro mais utilizado é o de Sorocaba (SoroKart), a 100Km de São Paulo, que também oferece uma infra-estrutura agradável e familiar.



Os interessados em conhecer as MiniMotos, devem entrar no fórum www.minimotobrasil.com
e lá encontrara todas as informações completas que necessitam.

Para os que ainda não se convenceram existem varias matérias vídeos e fotos na Internet que podem ajudar a conhecer um pouco mais.




Aos mais apaixonados que gostariam de experimentar a sensação de correr em uma SMBK (Super Mini Bike), estamos disponibilizando 15 minutos de pista ao final de todos os eventos, conforme calendário e se não chover, mais os equipamentos básicos de proteção para quem quiser se aventurar no mundo das Minimotos, não esquecendo dos riscos e acidentes que todo esporte a motor e de velocidade pode proporcionar, mas para melhor explicar vamos visualizar.

http://youtu.be/GzBoO90uNi8 - Convite do Clube Minimoto Brasil
http://youtu.be/YgmKfP7bCtE - Paulínia 1º Treino
http://youtu.be/q5Rr58EsbKE - Piracicaba Multicâmera
http://youtu.be/wmPQy2DUlvg - 1ºEtapa SMBK Paulínia Tomada de tempo (pista cheia)
http://youtu.be/iaQKvHcwGHg - 1ºEtapa SMBK Paulínia On-Board
http://youtu.be/4v36asSW3Zo - Minimoto Brasil Chamada SMBK 2012


6 comentários:

Anônimo disse...

Adrenalina pura, e proxima etapa será em 19/08, essa eu vou eheheh

Luana Moura da Silva disse...

Olá, como posso entrar em contato com você?? Grata

Anônimo disse...

Boa noite olhem o video da minha minha mini moto tem alguma competicao para esse modelo
https://youtu.be/QQ57f_DExUk

Hiran Vinicius de Moraes disse...

Sou de Cuiabá MT, gostaria do telefone de alguém para eu conhecer melhor as mini motos, melhores equipamentos, onde comprar e etc

Prof. Wellington Cunha disse...

Muito legal! Mas onde eu posso comprar os modelos mais fortes? tenho 90quilos

Unknown disse...

Gostaria de fazer parte, tenho uma mini blata... Mas sou iniciante.como faço p participar ? O site do grupo estão fora do ar.