quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Woodstock - 43 anos

No dia 15 de agosto de 1969 os portões da fazenda de Max Yasgur se abriram para o maior Festival de Música já visto até hoje, Woodstock - 3 dias de paz e Música.
Com cerca de  2.428.113.82 m² a fazenda fica na zona rural, na cidade de Bethel no Conrado de Sulivan, com uma população de aproximadamente 5 mil habitantes. Ficou conhecida por receber o festival após a desistência e a negativa da população de Woodstock em sediar o evento.

O idealizador de tudo isso foi o promotor de concertos de rock  Michael Lang. Conhecido pelos excelentes festivais realizados, como Miami Pop Festival, com presença 80 mil pessoas e artistas do nível de de Steppenwolf, Mothers of Invention e Jimi Hendrix, acabou sendo marcado por realizar o maior festival e o mais desorganizado da história.


Nos dias 15,16 e 17 de agosto aconteceu de tudo.Estado de calamidade pública, fome, frio, chuvas com relâmpagos e trovoadas, shows cancelados temporariamente devido a choques elétricos no palco, 2 mortes sendo uma por overdose de heroína e outra por atropelamento de um trator, além de 2 nascimentos, um no carro que ficou no gigantesco engarrafamento e outro no helicóptero e 4 abortos.

Woodstock convidou mas não contou com a presença :
  • Beatles ( diz que Lennon só estaria disposto a ir se a Plastic One Band, banda de Yoko Ono se apresentasse, o que não aconteceu ), 
  • Led Zepelim ( queriam exclusividade, impossível, então partiram para a turnê da banda  ), 
  • Doors ( com medo de grandes platéias, Jim Morrison não queria ir e disse que o festival era uma imitação do Montrey Pop Festival, diz que depois se arrependeu ) , 
  •  Bob Dylan ( o filho ficou adoentado e a presença de hippies acampando perto de sua casa havia irritado o folkman )
  • The Byrds,  Jethro Tull , Joni Mitchel e Moddy Blues, por outros motivos sem nenhuma importância.

Ao todo foram 32 bandas se apresentaram.
Confira a lista e um pouco mais da história ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Festival_de_Woodstock )

Os sites abaixo são interessantes e mostram um pouco mais do festival.

Viva Woodstock !

http://movethatjukebox.com/os-43-anos-do-festival-de-woodstock/

http://donaldschwab.com/WoodStock1969/WOODSTOCK1969.htm






Nenhum comentário: