terça-feira, 4 de setembro de 2012

Paralimpíadas Londres 2012 - Respeito é bom e eu gosto.

Alan Fonteles, atleta paralímpico, bi-amputado, classe T44, 200m rasos, nasceu em 1992na cidade de Belém, Pará e corria até os 13 anos de idade com próteses de madeira. Hoje com 20 anos comemora a vitória sobre o seu grande ídolo, Oscar Pistorius, sul-africano referência no assunto próteses.
Alan conquistou a medalha de ouro nos 200m com o tempo 21s45, novo recorde mundial nas paralimpíadas de Londres 2012 superando Oscar Pistorius, favoritíssimo e que após a disputa perdida, teve o seu momento xororo. Reclamou da altura das próteses do brasileiro, que estavam fora do padrão, que a prova tinha sida ridícula ( sic ) e blá blá blá.

Depois Pistorius assistiu o VT e percebeu que ele ainda mantém a maior amplitude nas passadas, foram no total 92 sendo 49 em curva e 43 em reta versus as 98 passadas do brasileiro com 52 em curva e 46 na reta. Pediu desculpas formalmente e Alan Fonteles, edcucadamente aceitou.Em entrevista coletiva após a vitória, o brasileiro disse : Fico muito feliz de estar elevando o meu nome", afirmou o brasileiro. "Não desmerecendo o Pistorius, agradeço muito a Deus por deixar de ser o Pistorius brasileiro. Quero continuar a minha amizade com o Pistorius, ele ainda é o meu ídolo. Não sei se é uma coisa dele, se ele está abalado com o resultado, só sei que desde ontem as coisas não andam muito bem quando a gente se cruza. Ele não fala, e está um clima chato e estranho. Estou dentro das regras e não tenho que falar se estou pequeno ou grande. Não posso fazer nada, se teve uma pessoa que se incomodou com isso. Ele conhece as regras e essa polêmica é só dele. Atualmente o brasileiro tem 1,81m e Pistorius 1,84m




Nessa maravilhosa história de superação é importante citar a falta de ajuda do Estado e a sobra de ajuda de um triatleta chamado Rivaldo Martins, que em um determinado momento da vida se encontra com Alan e resolve ajudar o menino que foi inserido no Projeto Pereê, que dá acesso aos deficientes a terem a oportunidade de adquirir próteses e cadeiras de rodas que custam entre R$10 a R$20 mil , chamado Projeto Pererê. Ricardo Martins se preparava para uma competição quando em um acidente automobilístico, aos 15 anos de idade perdeu metade inferior da perna esquerda. É campeão mundial no Iron Man em várias edições e campeão em disputas panamericanas, acesse o site dele e do projeto.





Perguntado sobre a participação na Olimpíada do Rio 2016, disse : " Não, eu sou atleta paraolímpico, eu vejo que são dois mundos que, querendo ou não, são diferentes. As Paraolimpíadas foram feitas em Stoke Mandeville para atletas que tinham algum tipo de deficiência. Claro que ele está quebrando uma grande barreira. Fico muito feliz pelo resultado que ele fez e pelas barreiras que ele tem quebrado, mas eu quero fazer a minha história dentro das Paraolimpíadas e, depois de 2016, a gente pensa em uma nova história."

 
Em Londres ambos podem se encontrar nos 100m rasos, no revezamento 4x100m e na final dos 400m, totalmente Imperdível.
A ex-atleta Paraense, Suzete Montalvão.
Parabéns Rivaldo Martins, Alan Fonteles e a sua mãe Claudia Fonteles que foi quem procurou a treinadora Suzete Montalvão, que merece todo nosso respeito.



http://www.rivaldomartins.com.br

http://www.atletasperere.com.br

http://noticias.r7.com/saude/mae-de-alan-fonteles-relembra-dificuldade-de-conseguir-proteses-no-sus-03092012

http://veja.abril.com.br/noticia/esporte/por-regra-brasileiro-poderia-usar-protese-3-5-cm-mais-alta

Nenhum comentário: