segunda-feira, 8 de abril de 2013

A estranha história entre Margaret Thatcher e o Iron Maiden.

Meados de 1980 e a New Wave of British Heavy Metal começava a dar sinal de vida em Londres. Bandas como Motor Head, Saxon, Diamond Head, Iron Maiden, Paralex , Def Lepard, Venon, Samsom ( banda de Bruce Dickinson antes do Iron...nessa época Bruce Bruce ) entre outras mais ou menos medonhas. 

Do som e estilo New Wave não tinha nada, era um som cru, pesado, direto e reto. Algumas bandas possuíam uma sonoridade que lembrava a punk music, mas todas as bandas eram de raízes do Heavy Metal.

Este movimento cruza com a situação politica desfavorável na Inglaterra e a e eleição de Margaret Thatcher à primeira ministra do Reuno-Unido. Sua aceitação era de média para baixo, governava com a mão pesada e somente  melhorou sua imagem conseguindo apoio popular e político após a Guerra das Malvinas. Mesmo com a morte 255 soldados britânicos e 3 civis, Thatcher  seria reeleita em 1983.

Sua relação com a cultura musical e principalmente com os cabeludos, punk e rapaziada em geral pirou e se desgastou ainda mais quando no single Sanctuary saiu em maio de 1980. A capa trazia Eddie com um punhal em mãos prestes a detonar a primeira dama, toda amarrada e largada no chão.
Capa censurada
Na arte Thatcher arrancava e rasgava um pôster da banda. A capa deu o que falar, inclusive gerando censura do governo obrigando a banda a colocar uma tarja preta obrigatória no rosto de Thatcher nos álbuns vendidos após o incidente. Toda essa confusão deu o maior Ibope, excelente para o pessoal do NWOBHV. A Banda Iron Maiden, das mentes sagaz de Steve Harris e Paul Dianno, mais empresário, não perderam tempo e lançaram mais um single, desta vez Women in Uniform, onde Margaret Thatcher veste um uniforme militar e parece seguir para matar  Eddie e suas amigas. O single é de outubro de 1980 e se você não sabia fique sabendo que a música é Cover de uma banda australiana Shyhooks.

Dizem ainda que em Killers, lançado em 81, a mão que agarra a camisa de Eddie é de Thatcher.

Women in Uniform
Thatcher sofreu uma tentativa de assassinato e por tere se livrado dessa ficou conhecida com a Dama de Ferro, The Iron Lady, fica por sua conta a comparação do nome à banda. Antes de uma afirmação sugiro uma reflexão sobre a biografia correta da banda, no site oficial da banda.

Baronesa Margaret Thatcher nasceu em 13 de outubro de 1925 e morreu hoje, 08 de abril de 2013 após um AVC. 

Olha a cara da galera, Clive Burr, Dave Murray , o jeans de Paul Dianno,
 a alegria de Steve Harris e Dennis Straton ao fundo










Nenhum comentário: