Pesquisar este blog

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Correndo com o seu dog


Sempre que estou correndo pelas ruas e calçadas da cidade de São Paulo vejo alguns donos de cães levando os seus pets para correr junto, contudo percebo que muitos não se preparam para essa atividade física, levando seus cachorros a exaustão podendo causar danos e prejuízos ao animal.

Com a finalidade de compartilhar os conhecimentos de um profissional da área, conversei com a Médica Veterinária Dra.Aline Roth sobre alguns pontos que penso ser cruciais para todos que gostam de correr levando seus pets, mas que o façam com segurança e da forma adequada ao bichinho.




  • Dra. Aline, levando em consideração a temperatura do cachorro, é indicado levar água para dar ao cachorro durante uma corrida ?

Água é essencial para manter a temperatura corpórea e não deixar que o animal faça uma hipertermia aguda ou intermação. A temperatura dos animais está entre 38 a 39 graus e hipertermia é aumento da temperatura acima de 41graus 

  • Os cachorros podem beber isotônico ?

Eu costumo prescrever água de coco. Desconheço sobre o uso de isotônicos em cães

 


  • Qualquer raça pode acompanhar o dono em uma atividade física ? desde as raças pequenas ( pintcher ) até as grandes ( dog alemão, são bernado ) e qual idade podemos começar ?

Raças braquicefalicas ( focinho curto ) devem fazer atividade física mais leve . Em relação às outras não vejo restrições para corrida . Animais pesados (>40kg) também devem correr por um período menor . Caminhadas após as vacinas estarem completas, corridas entre 7 - 8 meses.

  • Um adulto condicionado aguenta  cerca de 45 a 50 minutos de corrida, qual o limite de um cachorro ?

O limite é individual . Quando digo período curto , acredito ser uns 15 minutos . Porém animais com bom condicionamento podem correr 45 minutos sem problemas. Administre tempo de acordo com a idade de seu cão.


  • Como eu sei que meu cachorro está se sentindo bem praticando a corrida ?

Ele vai mostrar sinais de boa disposição , acompanhando bem na corrida, mucosas coradas , respiração não ofegante , além da carinha feliz !

Naguini é da raça American Bully e está com 1 ano e meio.


  • Há sinais aparentes de que o cachorro não está se sentido bem praticando a corrida ? quais os sintomas e o que podemos

O animal começa a ficar para traz , você sente que está puxando o cachorro . Ele costuma também deitar e não querer levantar mais . A língua ou mucosa oral fica cianotica ( uma cor mais violeta ) . Nesse caso vc deve parar imediatamente .  Ronquidao respiratória pode existir e nesse caso vc tb deve parar a corrida 

  • E a focinheira, é indicado retirar ou deixar com o cachorro ?

Sem focinheira para não prejudicar a troca gasosa


  • Alguns corredores gostam dos horários mais ensolarados para a prática da corrida, é razoável pensar que  os cachorros devem correr em horário de menor temperatura ?

Com certeza , pela manhã até no máximo 9:00 ou após as 17:00 seriam horários ideais


  • Antes ou após uma atividade física o cachorro pode comer, se alimentar normalmente ou necessário aguardar um descanso ?

A alimentação deve ser 2 horas após a corrida . Se quiser antes pode oferecer um biscoito ou uma fruta . Devemos lembrar que o mesmo vai beber água ao praticar exercício e se o estômago dele conter alimento como ração pode haver fermentação ou até nos casos mais graves dilatação gástricas .

Nunca corra com seu animal em dias quentes a intermação  ou hipertermia maligna mata !!! Lembrar  que o asfalto quente pode queimar os coxins ( sola ) além de aumentar a temperatura corpórea . Animais adoram praticar atividades física e agradar seu dono , para isso devemos ser donos conscientes e responsáveis pelos nossos pets !!!


Dra.Aline Moreira Roth CRMV/MG 6247 é formada pela Universidade Paulista desde 2001, especializada em clínica e cirurgía de pequenos animais e proprietária da Clínica Pet Center JF, em Juiz de Fora / MG









Nenhum comentário: