sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Trilhas Sonora anos 80

Clube dos Cinco – “The Breakfast Club”


Trilha de um filme que marcou época. Eu assisti no mínimo 44 vezes. (zueira)

Tudo bem, eu sei que você não aguenta mais ouvir esse som do Simple Minds, “Dont you forget about me” mas entenda que esse single marca os anos 80 e participa de inúmeras de coletâneas de trilhas de filmes e principalmente dos hits dos anos 80, em versões 7” 12” remixes etc e tals. Inicialmente o som foi pedido a Bryan Ferry (Roxy Music) e Billy Idoll, ambos recusaram. Idol mais tarde, em 2001, regravou e lançou o single em uma coletânea. Dont You tocou em vários filmes e seriados, por ex: “American Pie – A primeira vez é inesquecível “, “Não é mais um besteirol americano”, “Quero ficar com Polly”,  na televisão “South Park”, “Futurama”, “Glee”, “Todo mundo odeia o Chris”, “Ghost Whisperer”, “Family Guy” entre outros. Simple Minds é uma banda escocesa pós-punk, muito influenciada por U2, Roxy Music e diferentemente do que diz a mídia, de ser uma “one hit band”  você pode encontrar e ouvir outros sucessos da banda:  Alive and kicking, Mandela’s Day, Santicfy Yourself, All the things she said, She’s a river e mais.

Na sequência da trilha temos E.G. Daily, atriz, cantora e dubladora, ela faz a voz da Docinho “Buttercup” no desenho das Meninas Superpoderosas e no desenho Rugrats fez dois personagens, Tommy Pickles e Terry McNulty. Elizabeth Daily apareceu depois do single, “Say it say it”, meio Madona meio Prince meio Whitney Houston, um pop dance americano e mais nada que eu saiba além de “Waiting” que está aqui na trilha. Na balada new wave e não poderia ser de outra forma porque o new wave “bombava” e a Mtv lançava cada vez mais artistas, surgiu Wang Chung, banda inglesa de nome estranho mas que emplacou alguns hits como “Dance Hall days e “Every body have fun tonight”. Nessa trilha ouvimos a não menos legal “Fire in the twilight”. Outro que faz tipo de Prince é o Jesse Johnson. O cara é CTRL+C CTRL+V, incrível a semelhança na apatrência mas o som “Heart too hot to hold” está bem distante da categoria do TAFKAP ( The Artist Formerly Know As Prince ).

Achamos mais uma dubladora entre as artistas e cantoras nessa trilha, Karla Devito fez a voz de Miranda Wright no desenho Bonkers  que passava no SBT e Globo, da série Diney, não sei se você vai se lembrar, dá um google ai que vem as imagens. Nos final dos anos 70 Karla saiu em turnê mundial com MeatLoaf, grande artista de rock dos anos 70, fazendo o backingvocal, também cantou com Blue Öyster Cult, Hall&Oates e Rick Springfield, outro astro pop americano.  Na trilha ouvimos  a animadíssima “We are not alone”, quase um hino do filme, um som meio Olivia Newton John, Kenny Logans.

Mais uma cantora de sucesso americano é Joyce "Baby Jean" Kennedy, que traz um som autoral nessa trilha “Didn’t I tell you”. Joyce Kennedy tem um estilo Donna Summer e é vocalista da super banda de funk soul pop Mother’s Finest desde a sua formação na década de 70 até os dias atuais, essa é a penúltima música da trilha.

Pra finalizar temos 4 sons instrumentais com bastante uso de sintetizadores, um dos grandes instrumentos dos anos 80, 3 destes sons pertencem a  Keith Forsey “I’m the Dude” , “Reggae” e “Love Theme” e Gary Chang “Dream Montage”

Essa trilha me fez lembrar o New Wave da adolescência com altos sons dançantes que fizeram muita gente chacoalhar o esqueleto. I hope you enjoy it ! link de um video

Nenhum comentário: