quinta-feira, 4 de junho de 2020

Breve história do Jiu Jitsu Budokan


Muitos me perguntam o que é o Jiu Jitsu Budokan que eu pratico ?

Eu comecei na década de 90, idos de 96 97, treinei por 2 anos, dei um tempo e retornei em 2017 treinando com o Mestre Michel Pedroso 6Dan, na Team Pedroso aqui em SP.
Escrevi sobre isso num post aqui mesmo no blog, https://blogmranderson.blogspot.com/2017/04/retorno-ao-jiu-jitsu-tradicional-japones.html e essa publicação tem centenas de acessos mensais, mais um motivo para eu reescrever sobre o o assunto.

Decidi então recorrer ao conhecimento de nosso Mestre Leonado Moreira 8Dan para escrever uma breve história do Jiu Jitsu Budokan.

Jiu Jitsu Budokan é um estilo. Uma arte que veio dos SAMURAIS. Como disse o Mestre Leonardo Budokan não é placa da academia, Budokan é o nosso estilo.

Budo - desenvolver o aspecto psicológico do praticante, o amor, respeito e disciplina na vida.
Kan - escola

Um pouco sobre a história do nosso Jiu Jitsu Budokan.

Os Samurais eram guerreiros japoneses extremamente treinados num conjunto de disciplinas, artes marciais, chamado Bujutsu e, dentre essas disciplinas havia o Jiu Jitsu, Ju Jutsu ou Ju Jitsu, todas com o mesmo significado. Nós, ocidentais, pela formação e gramática da palavra, acostumamos a falar e utilizar o termo Jiu Jitsu.

No Japão, final do século 19, a classe Samurai foi abolida pelo imperador, sendo substituida pelo exército nacional japonês. Com a extinção da classe, os Samurais abriram escolas e desenvolveram, outras técnicas e estilos de artes marciais, outros Samurais imigraram para outros países ensinando e transmitindo o conhecimento fazendo disso seu modo de vida e sobrevivência, houve também alguns Samurais mais tradicionais e por tradição e cultura repassaram o conhecimento apenas aos primogênitos, descendentes e familiares, sustentando a tradição até o fim de suas vidas.

A origem do Jiu Jitsu Budokan provem da arte Samurai, Bujutsu, foi introduzida em São Paulo pelo Mestre Manoel Alves, treinado como um filho por um Grande Mestre imigrante japonês, neto de Samurai.  Mestre Manoel trilharia o mesmo caminho transmitindo ao Mestre Leonardo todo seu conhecimento do Jiu Jitsu Budokan, começando a treinar aos 5 anos de idade.

Mestre Manoel nunca teve outro aluno, nunca treinou outra pessoa, era avesso a transmissão dos ensinamentos a outras pessoas, seguia a tradição a risca. Depois de muitos anos de insistência, Mestre Leonardo conseguiu o aval de seu Mestre para dar aulas a amigos mais próximos. Nestes 40 anos de ensinamento do Jiu Jitsu Budokan, mais de 5 mil alunos passaram pelo Dojo do Mestre Leonardo, formando dezenas de Faixas Pretas e atualmente 3 Faixas Vermelha e Branca, Mestres.

Fique sabendo que Mestre Leonardo é um dos poucos no mundo a receber o diploma de professor faixa preta 6grau das mãos do criador do Jiu Jitsu Gracie, Pai do Jiu Jitsu Brasileiro, Mestre Helio Grace, que inclusive
reconheceu nosso estilo de Jiu Jitsu.

No estilo Budokan não há prazo determinado, horas/aula ou dias de treino para a conquista da faixa, a graduação é de acordo com a performance do aluno, performance nos quesitos técnicas, disciplina e assiduidade dentro e fora do dojo. Esta avaliação cabe ao professor que faz diariamente nos treinos.

Todos alunos recebem o conteúdo referente a sua faixa, praticamos 3 modalidades, Atemi Waza, Nague Waza e Katame Waza, além da defesa pessoal. Todos os golpes são nomeados em japonês, nossa arte marcial segue padrões orientais de ensinamento e disciplina, inclusive a nossa graduação, as cores das faixas, pela ordem,  Branca, Azul, Amarela, Laranja, Verde, Roxa, Marrom, Preta, Vermelha e Branca.

De qual lado colocamos a graduação e o nome na faixa ? 
Cada conquista dentro da faixa é merecedora do Kyu. A Graduação da faixa é colocada no lado esquerdo da faixa. Lado esquerdo, pela tradição, do fato que a Katana é o símbolo máximo desta arte marcial, a extensão de seu corpo e de sua mente. Os Samurais virtuosos e honrados faziam de sua espada uma filosofia de vida. Para o Samurai, a espada era uma forma de fazer a justiça. A espada ultrapassava seu sentido material, era como um instrumento capaz de "cortar" as impurezas da mente.

Nossas técnicas :

Atemi Waza : Técnicas de luta solta, socos, chutes, golpes com cotovelo e joelho para atingir o oponente em pontos vitais. Técnicas de ataque defesa.

Nague Waza : Técnicas e golpes de queda e arremesso do oponente

Katame Waza : Técnicas de solo, luta de chão. Submeter o oponente ao controle completo por meio de chaves e estrangulamentos.

Defesa Pessoal : Príncipios de alavanca e base para se defender ou mesmo vencer um adversário mais forte.


Esta publicação é um pouco do que praticamos. De quem somos, nossa origem.

Para saber mais sobre o Mestre Leonardo 

Mais sobre o Mestre Julio

Mais sobre o Mestre Michel Pedroso 
https://www.facebook.com/teampedrosojiujitsu


Reflexão Jiu Jitsu Budokan

" Nenhuma vitória, ou conquista, valem a pena se, como resultado obtivermos, ou produzirmos um derotado. Este é um ensinamento do Bushido. Diga não a violência, respeite seu próximo, e lembre-se, o verdadeiro campeão não é o que conquista uma medalha. O verdadeiro campeão é aquele que cultiva a disciplina, o respeito, a humildade, a garra, a determinação e o amor a vida, diariamente"
                                                                                                                      Mestre Leonardo 8Dan







Diploma de Professor de Jiu Jitsu assinado e entregue pelas mãos de Mestre Helio Gracie


Mestre Manoel Alves e Mestre Leonardo praticando treino com a Kataná


Mestre Leonardo e Mestre Hélio Grace
Mestre Leonardo e Mestre Hélio Gracie



Mestre Manoel Alves, Mestre Hélio Gracie e Mestre Leonardo
Foto do campeonato interno Jiu Jitsu Budokan

Mestre Julio 6Dan Prof. Guilherme 3Dan

Mestre Julio 6Dan Prof Julia 2Dan e Prof. Guilherme 3Dan

Mestre Leonardo 8Dan e Mestre Michel 6Dan

Em pé : Mestre Marcos 6Dan, Mestre Leonardo 8Dan e Mestre Michel 6Dan
Em Seiza: Prof. André Serafim 3Dan, Prof Douglas 2Dan, Prof Geraldo 4Dan,
Prof.Jorge 1Dan, Prof. Ricardo 1Dan 





4 comentários:

Léo Abritta disse...

Olá, Anderson! Parabéns pelo post, divulgando para mais pessoas a história dessa legítima e pura Arte Marcial, o Jiu Jitsu Budokan. Obrigado! Grande abraço

Bruna Bicalho disse...

Muito interessante saber um pouco mais sobre a história do jiu jitsu Budokan! Parabéns pelo post, Anderson!

Jeff Biancolini disse...

Muito legal a história do Jiu Jitsu Budokan.
Tradição na arte marcial.

Anônimo disse...

Quero agradecer esta reportagem, reencontrei o mestre Douglas e o professor Ricardo depois de 30 anos e estarei me unindo novamente ao budokan.
Disciplina, humildade, caráter e luta foi o que eu aprendi no passado com o jiu jitsu budokan.
Obrigado a todos que se dedicam a esse esporte.