segunda-feira, 31 de outubro de 2022

Jiu Jitsu Budokan

O Jiu-Jitsu, Ju-Jutsu ou Ju-Jitsu BUDOKAN

O que é Jiu-jitsu

Jiu-Jitsu significa arte suave. E Budokan? Budokan significa que todos os que praticam o Budô a caminho do local de treinamento. Em geral é a Arte suave que levam os Budokas a treinar. O Kan de nossa luta significa escola. Budokan significa em nosso estilo cultivar o Budo, o bushido, em um local de treinamento, em uma escola, neste caso de artes marciais.

O jiu-jitsu ,ou Ju Jutsu que praticamos, vem dos tempos do Japão Feudal, mais exclusivamente de uma classe social chamada Samurai.

Nosso jiu-jitsu procura imbutir na pessoa que praticava o espírito do Budô.

O que vem a ser Budô?

Budô mais do que um sistema complexo de técnicas de chutes, socos, golpes de arremesso, luta de chão e diversos tipos de armamentos era um meio de vida a ser seguido regido por fortes princípios morais, disciplinatórios, de amor à pátria e ao seu povo cultivado por esses homens denominados Samurais.No Ju-Jutsu Budokan que é a técnica dos Samurais, a pessoa quando atinge a perfeição técnica e espiritual dos conceitos desta Arte recebe o grau de mestre e com isso a outorga da espada que é o símbolo de nossa Arte Marcial. Digo perfeição técnica e espiritual, pois os movimentos praticados sem a boa intenção do coração de nada servem.


Aqui está uma parte importantíssima do nosso Jiu Jitsu:
 
*A graduação e seus significados*
 
Como uma epifania, o surgimento dessa sequência de cores e graus, tem um princípio, proposto por Jigoro Kano, de forma metodológica pra representar a história que antecede as artes marciais contemporâneas.
 
Mas o que está por trás disso tudo?
 
Primeiramente, o “kyu” ou “dan” se encontram do lado esquerdo no final da amarração da faixa por ser o mesmo lado que os samurais carregavam a espada japonesa (katana). Nada de lado do coração como muitos dizem por aí.
 
Com relação as cores, o Jiu Jitsu Budokan, por ser o tradicional japonês, vem muito antes da comercialização das artes marciais, portanto, não existiam cores de faixas. Originalmente o praticante possuía uma faixa branca para amarrar o kimono e só existia diferenciação entre aprendiz, professor e mestre.
 
A adoção das cores nessa sequência se dá pois as cores mais claras iam escurecendo com o passar do tempo. Como dito anteriormente, antigamente o aprendiz tinha uma faixa pra amarrar o kimono, que muita das vezes era branca. Essa faixa ficava suja de tanto a pessoa treinar, e a pessoa não podia lavar pois o ato de lavar a faixa na época, era como se você estivesse lavando seu conhecimento. A faixa que era branca ia escurecendo, por esse motivo, o sistema de cores das faixas do Jigoro Kano vem das faixas mais claras para as mais escuras até a faixa preta.
 
A faixa vermelha e branca, como última faixa, representando a graduação de mestre, tem um passado nobre. O alto escalão dos samurais utilizavam essa cor por ser muito difícil de consegui-las. São poucos que atingem esse nível.
 
Mantemos sempre o kimono fechado e a faixa bem amarrada para proteger nossa parte vulnerável e nos viramos para amarra-la em respeito aos nossos semelhantes.
 
Pra finalizar, todo esse aparato serve exclusivamente de apoio para o símbolo máximo da nossa luta. A katana é a confirmação que, de fato, o indivíduo é mestre naquilo que faz



https://www.instagram.com/jiujitsubudokan/
https://www.instagram.com/teampedroso/



Nenhum comentário: