O elemento eletrônico vem desde o início do século passado, sendo introduzida em grandes músicas clássicas através de equipamentos que possibilitariam os artistas a se expressar de forma individual, “fabricando” sons como forma de liberdade de expressão artística. Data de 21 de abril de 1914 o primeiro concerto e marco da música eletrônica de nome “The Art of Noises “ de Luigi Russolo. Desde então muitas inovações aconteceram, por exemplo: o surgimento dos famosos órgãos que sintetizavam o som, Givelet , Hammond e Moog.
Na década de 70 o cenário da música eletrônica começaria a fazer parte da cultura pop com bandas com o Kraftwwerk e artista de Jazz como Herbert Hancok, Chick Corea e filmes de ficção científica, como Blad Runner, quem não se lembra ?
Outros grandes artistas da década também participaram da cena e utilizavam órgãos como forma de expressão, Beatles, Emerson Lake and Palmer, Pink Floyd, Yes, Jean Michel Jarre e Beach Boys. Na década de 80 com a introdução e desenvolvimento de novos equipamentos eletrônicos ( Samplers e MIDI ) a música eletrônica cresce de forma a atingir todo o mundo através de bandas de dance music e rock, Michael Jackson, Prince,Sigue Sigue Sputinik, Depeche Mode, Front 242, New Order, A-ha, Information Society e Eresure, assim como o break-dance de Malcom McLaren.
A partir do final da década de 80 e início dos anos 90 a música eletrônica se ramifica em vários estilos que se seguem até os dias de hoje : House, Electro, Techno, Jungle, Garage, Trance, Acid House, Psy entre outros.
O movimento se afirma com os grandes concertos, shows que são chamados de RAVE. Realizados em chácaras, sítios e fazendas distantes da cidade, as RAVES são uma mistura de música eletrônica, Djs, muita gente e drogas. O ecstasy em questão o mais consumido. Mesmo com a má fama criada pelo consumo excessivo de drogas, as Festas Raves afirmam o movimento de música eletrônica no Brasil, inclusive com as casas noturnas de grande sucesso em São Paulo, a TOCO, OVERNIGHT e CONTRA MÃO
Há tempos a aceitação do ritmo eletrônico vem se consolidando, devido aos grandes artistas que fazem parte deste movimento, podemos dizer que Pink Floyd, Yes, Michael Jackson e Madonna fizeram com que a aceitação da música eletrônica se estreitasse com os críticos e ficasse cada vez mais popular.
No Brasil temos alguns nomes importantes: Fernanda Porto , Dj Marky ( considerado um dos melhores do mundo no seu estilo) Dj Patife, Cansei de Ser Sexy, Wrecked Machines e no cenário internacional, Fat Boy Slim, Chemical Brothers, Didi Agostinho, David Gueta, Prodigy, Paul Van Dyke, Sasha, DeadMau5, Alex Gaudino e Tiesto, hoje em dia o DJ mais bem pago e mais respeitado do cenário de música eletrônica.
Um comentário:
A música eletrônica é uma nova moda. Eu estou sou DJ e trabalho em ums restaurantes em perdizes. Trabalho lá todo o fim de semana.
Postar um comentário