Em meados de 1600, mais precisamente no dia 05 de novembro de 1605, um atentado estava sendo
planejado por um grupo de católicos provincianos ingleses contra o Rei Jaime I e seu Parlamento. O grupo lutava contra a aristrocacia inglesa que não concedia direitos iguais à católicos e protestantes. O principal articulador deste movimento, conhecido com "Conspiração da Pólvora", foi Robert Catesby, um católico que desejava explodir o Parlamento e seus membros utilizando-se de vários barris de pólvora armazenados sob o prédio. Entre os conspiradores um ficou famoso e conhecido pelo dom de lidar com explosivos, Guido Fawkes ou Guy Fawkes. Ele foi o responsável pelo armazenamento e pela detonação dos explosivos no momento exato, isso na teoria porque na prática deu tudo errado.
De fato eles capricharam na pólvora. Ao todo 36 barris e 1800 libras de material explosivo. O receio foi tanto que ficaram preocupados de que a explosão atingisse a pessoas inocentes. Passaram a avisar os defensores e o povo em geral que mantivessem afastados do Parlamento, entretanto esse aviso chegou aos ouvidos do Rei que determinou uma busca ao subterraneo da casa. Adivinha o que aconteceu ? Guy Fawkes, o responsável pelo armazenamento das "bombas" foi pego em flagrante, torturado e como consequencia entregou todos os parceiros. Todos sem exceção foram torturados por 4 dias, depois executados a forca e seus corpos arrastados e esquartejados pelas ruas.
Pela tradição ficou o dia 05 de novembro como a "Noite das Fogueiras" e celebrado até os dias de hoje em Londres, onde vários bonecos de Guy Fawkes são incendiados e despedaçados.
Guy Fawkes também ficou conhecido pelo desenho artístico de seu rosto representado na HQ " V for Vendetta" de Alan Moore e ilustrações de David Lloyd.
Hoje em dia a máscara de V é muito utilizada em manifestações populares, inclusive no Brasil. Se é certo ou não a utilização da máscara, não sei, eu acho que não tem nada a ver, até mesmo por ser uma manifestação onde eram outros valores que estavam sendo discutidos, mas.....
Nenhum comentário:
Postar um comentário