terça-feira, 1 de setembro de 2015

Como agir e o que fazer quando seu bicho de estimação morrer ?

Desta vez vou falar de um assunto delicado, incômodo e que a gente fica torcendo para que esse dia nunca chegue, mas vai chegar e você precisa estar preparado, emocionalmente talvez nunca estaremos, mas preparado para saber o que fazer e qual atitude tomar quando o seu pet morrer.
É o dia em que ele(a) vai virar uma estrelinha ( assim que aprendi e que digo as crianças ).

Em São Paulo capital procurei o Centro de Zoonose e através do telefone e fui orientado a levar o animal ao aterro sanitário que recebe gratuitamente, sem taxas, o animal na estação de transbordo. Temos duas em SP, Em Santo Amaro e na Av. do Estado, próxima a estação Armênia, o horário de atendimento é da 10h as 20 e os tels de ctt são 11.33341322 e 11.33312811


Conversei com a Médica Veterinária Dra. Aline Roth e fiz algumas perguntas que me parecem frenquentes aos proprietários de animais de estimação, em especial cachorros e gatos.

  • Dra. Aline, atualmente os bichos de estimação estão com uma alimentação muito melhor e balanceada do que décadas atrás, essa melhoria na alimentação aumentou a expectativa de vida dos pets ? Hoje em dia eles estão vivendo mais e melhor ?

Sim, a medicina evolui e muito contribuiu para nossos pets, aumentou qualidade de vida deles e consequentemente estão vivendo mais. A medicina preventiva ( exames ) e alimentação são os maiores aliados na área.

  • Quais são os tipos de traumas mais comuns que levam um cachorro ou gato a morrer ?

São os traumas automobilísticos, atropelamentos, e quedas, por exemplo cair da laje, da varanda do apartamento, queda de material pesado sobre o pet ( madeira, tijolos )

  • Quais são as doenças mais fatais ?

Viroses em filhotes, doenças infecciosas em animais de meia idade  e neoplasias ( cancer ) nos mais idosos.

  • É verdade que os pets fogem para morrer longe dos donos ?

É o que falam, não tem nada cientifico que comprove isso. Talvez eles sentem mal estar e queiram um canto para descansar

  • Pode parecer uma pergunta estúpida, mas quais os sintomas de que meu pet está morto ?

Parada cardiorespiratória e mucosas cianóticas ( curto prazo )  além de  temperatura corpórea baixa e rigidez ( médio e longo prazo )

  • Há algum sintoma visível que indicará que o seu cão ou gato "não passa de hoje" por exemplo ?
Se o cão ou o gato apresentar uma doença crônica ou infecciosa, talvez você encontre uma desidratação severa que levara ao óbito por exemplo, é dificil generalizar sintomas, depende de vários fatores.

  • Pets saudáveis podem morrer de repente ? Sofrem de mal-súbito ?
Podem sim ! As principais causas são cardíacas, intoxicação medicamentosa ou alimentar .

  • Imagine a situação: acordo e meu pet morreu, o que eu faço, coloco em um saco de lixo, ligo para o veterinário, posso enterrar no quintal ou jogar no rio ?
Você deve saber qual órgão da sua cidade recolhera o seu animal, seja ele público ou privado . Se for enterrar em casa deverá tomar as medidas necessárias e se informar para evitar contaminação do solo

  • Eu Tenho mais do que um bicho de estimação, é verdade que se um deles morrer o companheiro(os) sentirão falta e podem também desenvolver algum tipo de "sofrência”?

O companheiro vai demorar uns 15 a 30 dias até se readaptar. Normalmente eles fazem isso muito bem .Em raros casos alguns param de comer , entram em depressão e desencadeiam doenças pré existem que antes estavam estáveis.

  • Sobre a Eutanásia, fazer ou não fazer ? O que um proprietário de cachorro ou gato deve saber antes de pedir para o Veterinário ter essa atitude ? Qual a indicação ?

A eutanásia é um tema muito complexo ... precisamos saber em primeiro lugar se realmente o pet não tem como restabelecer sua saúde, se ele tem ou não qualidade de vida, se o proprietário está certo de sua decisão. Na maioria das vezes eutanásia é feita em pacientes terminais , nós como veterinaáios iremos abreviar algo que certamente te irá acontecer ( morte ) em 1 ou 2 semanas. Nunca devemos pedir e fazer eutanasia em cães idosos que ainda tem qualidade de vida, andam ou comem . Muitos já me pediram para fazer em cães só porque ficou " velho ", isso é desumano, um absurdo !

 Respeito pela vida do seu pet em primeiro lugar !


Dra.Aline Moreira Roth CRMV/MG 6247 é formada pela Universidade Paulista desde 2001, especializada em clínica e cirurgía de pequenos animais e proprietária da Clínica Pet Center JF, em Juiz de Fora / MG

Nenhum comentário: