Para muitas pessoas correr e ouvir música são atividades cotidianas e que se completam.
Eu tenho esse hábito desde que comecei a correr, isso há mais de uma década e no meu caso uma boa música anima e motiva.
Ponto Positivo
A corrida para mim sempre foi um esporte individual, solitário, corro para refrescar a mente, pensar nas coisas boas e refletir o dia-a-dia. Sair para correr a noite após o expediente de trabalho, depois de pegar a condução ou o trânsito infernal das grandes cidades para enfrentar o asfalto das ruas não é fácil, é necessário uma boa dose de motivação e eu consigo essa motivação ocupando essa hora e meia de esporte ouvindo um bom som.
Pode ser o artista preferido que acabei de fazer um download do seu novo album ou mesmo uma playlist de musicas com bpm acelerado, uma coletânea de flash house e até o melhor do heavy metal e da punk music são gêneros que me agradam e melhoram meu desempenho nos dias aleatórios de treinos.
Para mim funciona, me sinto bem e desenvolvo minha corrida mantendo a coordenação, a boa respiração e transformo esse momento numa atividade física super agradável.
Ponto Negativo
Praticar atividades físicas ouvindo música pode fazer com que você perca a concentração nos movimentos executados, que você não se concentre na atividade muscular exercida e nos músculos envolvidos, por isso é muito importante acertar a música e o ritmo.
Se você corre na rua, atenção redobrada nos faróis e cruzamentos. Ouvindo música temos a tendência a ficar ausente da realidade que nos cerca.
Para alongar prefira musicas de menor intensidade afim de produzir um outro efeito de relaxamento e para o aquecimento você pode começar a aumentar o ritmo até chegar no ritmo de corridas, sempre que puder ouça músicas com bpm acelerado, 120 a 140, para criar uma onda cerebral favorável. Além disso, com as músicas você pode se programar com o tempo, por exemplo, para alongar preciso de 10 minuto ou 3 músicas, e para aquecimento mais 2 ou 3 músicas.
É muito importante tomar cuidado para não errar na música e atrapalhar seu treino.
Muito importante também é acertar o fone de ouvido. Utilize fones confortáveis, que não te atrapalhem ou incomodem durante a atividade.
Nunca é demais lembar, mas cuide bem de sua orelha e de seu ouvido, o suor e o atrito do fone pode te machucar com a utilização constante. Cuidado para o suor não assar sua orelha, se você perceber que está ressecando utilize um daqueles óleos infantis, um ou duas gotas são suficientes para hidratar e manter limpa sua orelha.
E você, prefere ouvir música ou não ? Qual o seu ritmo favorito ?
Bons treinos e som na caixa, mané !
Nenhum comentário:
Postar um comentário